BULLYING é definido como comportamento agressivo entre estudantes. É um fenômeno que tem sido descrito em escolas de todo o mundo e é uma experiencia comum para crianças e adolescentes.
Uma pesquisa realizada no Brasil em 2008 pela Plan International Brasil, uma organização não governamental de proteção à infância, pesquisou cerca de 12 mil estudantes de escolas brasileiras e constatou que 70 % dos alunos pesquisados afirmaram ter sido vítimas dessa violência escolar. Outros 84 % desse total apontaram suas escolas como violentas.
Os meninos estão mais envolvidos com o bullying e tendem a utilizar principalmente intimidações físicas ou ameaças, sendo responsáveis pelos atos mais agressivos. entre as meninas há também violência física; entretanto, as agressões verbais, os atos de exclusão e difamação são mais frequentes.
Há diversas formas de bullying:
- físico
- verbal
- psicológico
- sexual
- material
- cyberbullyin
- racista
O Bullying está relacionado com comportamentos agressivos e hostil de alunos que se julgam superiores aos outros colegas, acreditam na impunidade de seus atos dentro da escola e fora dela. Muitas vezes pertencem à famílias desestruturadas, convivendo com pais opressores, agressivos e violentos. Transtornos comportamentais, como o desafiador opositivo, o de conduta e o deficit de atenção/hiperatividade, são comumente associados aos autores d Bullying.
Os alvos de Bullying normalmente são crianças ou jovens tímidos, quietos, inseguros, pouco habilidade social, possuem poucos amigos entre outros, são facilmente intimidados e incapazes de reagir a atos de agressividade.
Grande parte das vítimas não busca ajuda por medo de seus agressores, e maioria das agressões ocorre frequentemente dentro da sala de aula e muitas vezes na presença de adultos.
Vitimas de bullying passam por grande sofrimento, o que pode interferir intensamente em seu desenvolvimento social, acadêmico, emocional. As consequências às vitimas são: baixa autoestima, queda do rendimento escolar, resistência ou recusa a ir a escola, frequente troca de escolas e abandono dos estudos.
Para compreender melhor esse assunto, encontrei um vídeo na internet, que pode ser utilizado nas escolas, grupos de crianças. E atual e usa uma linguagem de fácil entendimento.
Comentários
Postar um comentário