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Mostrando postagens de fevereiro 7, 2016
AS  MÚLTIPLAS  DIMENSÕES DA  APRENDIZAGEM           A aprendizagem é um processo dinâmico e multidimensional. Abrange fatos da vida e áreas de conhecimento sempre móveis e mutáveis em constante evolução e transformação.  A aprendizagem é tão difícil e multidimensional quanto a própria vida. Envolve dimensões de sentimentos, interesse, curiosidade, coragem, prontidão e condições físicas e neurológicas. É pois pela aprendizagem que a criança se afirmar como ser racional, forma a sua personalidade e se prepara para o papel que lhe cabe na sociedade. PROCESSO DE APRENDIZAGEM              Envolve compreensão, assimilação (memória), atribuição de significado e estabelecimento de relações entre o conteúdo a ser apreendido e os conteúdos a ele relacionados e já armazenados. Nessa visão cognitiva, a aprendizagem é um processamento resultante de processos cognitivos que envolvem sensação, percepção, atenção e memórias operacional e de longo prazo.           A memória

APRENDIZAGEM SEGUNDO PIAGET

APRENDIZAGEM     PIAGET Para Piaget o desenvolvimento da aprendizagem passa por quatro etapas: Sensório-motor, Estágio pré-operatório, Estágio operatório-concreto e Estágio operatório-formal ou lógico-formal.           O estágio sensório-motor atinge a idade de zero a dois anos, onde a criança tem seu primeiro contato com o mundo. Nesta etapa o mundo é percebido por meio dos seus sentidos e de seus atos motores, que são inicialmente involuntários, ou seja, é a partir de reflexos neurológicos básicos que o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática.            As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação mental ou pensamento. A relação mãe-bebê é simbiótica (interdependente) e a fala é simbólica.            Já o estágio pré-operatório, destina-se a idade de dois a sete anos e é caracterizado pela interiorização de esquemas de ação const

APRENDIZAGEM SEGUNDO VIGOTSKY

     A APRENDIZAGEM SEGUNDO VYGOTSKY           O ser humano, para evoluir adquire conhecimentos, isso só é possível graças a sua capacidade de aprender e reter as informações. Tal aspecto sempre foi alvo de estudo e análise. Muitas pessoas, como Piaget e Vygotsky , dedicaram parte de sua vida para compreender como este processo se efetiva.           Emília Ferreiro (1986) conceitua a aprendizagem como uma aquisição de conhecimentos referente ao ato ou efeito de aprender, de reter na memória. Ao pontuar a memória sendo um fator da aprendizagem, coloca-se em destaque o estudo do cérebro, pois é nele que todo o aprendizado vai efetivar. Desta forma, constantemente novas pesquisas são elaboradas para tentar entender como o cérebro desenvolve esse processo e como o indivíduo assimila o que lhe foi ensinado.           Alguns aprendizados adquiridos pelo homem são considerados inatos e muitas vezes são involuntários, como é o caso do chorar, do piscar, do respirar, entre outros.