Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio 22, 2016

PRINCÍPIOS DE INTERVENÇÃO ESPECÍFICAS AO TDAH

Os estudos demonstram que pessoas com TDAH, sentem dificuldades para desenvolver o prazer da conclusão do trabalho e de manter a perseverança. Encontra-se em um grupo de alto risco de fracasso escolar e de desempenho acadêmico abaixo de seu potencial. PRINCÍPIOS DE INTERVENÇÃO ESPECÍFICOS DE SITUAÇÕES DECORRENTES DO TDAH NO CONTEXTO ESCOLAR Segundo Zental (1995) recomenda uma série de princípios de intervenções para o manejo de situações especificas, que podem ser utilizadas separadamente ou associados. Espaço é o desenvolvimento adequado na estruturação das tarefas. Não tentar reduzir a atividade, mas intermediar até que possa ficar dentro de condições aceitáveis.  Encorajar movimentos dirigido e não o comportamento diruptivo.  Permitir que o aluno se levante da carteira, especialmente no final da tarefa. Usar a atividade como uma recompensa.  Dar recompensa para a tarefa desempenhada (sentar na cadeira do professor, apagar a lousa, levar ...

TRANSTORNOS E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

O TDHA é a sigla para Transtornos de Déficit de Atenção    e    Hiperatividade. Caracteriza por um conjunto de sintomas cognitivos e comportamentais que se desenvolver ainda na infância e que pode se manifestar na escola, no ambiente doméstico e em outras parte da vida social e na vida adulta.  As características mais comuns são três: desatenção, hiperatividade (agitação)  (Impulsividade), misto ou combinado. Característica do TDAH: ·        Não prestar atenção a detalhes ou cometer erros por descuido; ·        Ter dificuldades para concentrar-se em tarefas e ou jogos; ·        Não prestar atenção ao que lhe é dito; ·        Ter dificuldade para seguir regras e instruções e ou terminar o que começa; ·        Ser desorganizado com as tarefas e materiais. ·    ...