O TDHA é a sigla para Transtornos de Déficit
de Atenção e Hiperatividade. Caracteriza por um conjunto de
sintomas cognitivos e comportamentais que se desenvolver ainda na infância e
que pode se manifestar na escola, no ambiente doméstico e em outras parte da
vida social e na vida adulta. As
características mais comuns são três: desatenção, hiperatividade
(agitação)
(Impulsividade), misto ou combinado.
Característica do TDAH:
·
Não prestar atenção a detalhes ou cometer
erros por descuido;
·
Ter dificuldades para concentrar-se em
tarefas e ou jogos;
·
Não prestar atenção ao que lhe é dito;
·
Ter dificuldade para seguir regras e
instruções e ou terminar o que começa;
·
Ser desorganizado com as tarefas e materiais.
·
Evitar atividades que exijam um esforço
mental continuado;
·
Perder
coisas importantes;
·
Distrair-se facilmente com coisas que não tem
nada a ver com o que está fazendo;
·
Esquecer compromissos e tarefas;
Os
sintomas que fazem parte do grupo de hiperatividade e impulsividade são:
a) Ficar remexendo as mãos e/ou pés quando
sentado:
b) Não parar sentado por muito tempo;
c) Pular, correr excessivamente em situações
inadequadas, ou ter uma sensação interna de inquietude;
d) Ser muito barulhento para jogar ou
divertir-se;
e) Ser muito agitado;
f) Falar demais;
g) Responder as perguntas antes de terem sido
terminadas;
h) Ter dificuldade em esperar sua vez;
i) Intrometer-se em conversas ou jogos dos
outros.
Esses sintomas devem estar presentes em pelo
menos durante 6 meses, com comprometimento em 2 áreas diferentes.
De acordo com o DSM V é possível se
classificar o TDAH em leve, moderado e grave, de acordo com o grau de
comprometimento que os sintomas causam na vida do indivíduo.
ÁREAS DO CÉREBRO ENVOLVIDAS
Rohde e Benczik consideram
hipótese de hereditariedade, problemas na gravidez ou parto, exposição a
determinadas substâncias, problemas familiares, alimentação e hormônios (1999,
p. 57).Conforme Silva (2003, p. 176), o TDAH (transtorno de déficit de
atenção/hiperatividade) deriva de um funcionamento alterado no sistema
neurobiológico cerebral, isto significa que substâncias químicas produzidas
pelo cérebro, chamadas neurotransmissores, apresentam-se alteradas
quantitativas e/ou qualitativamente no interior dos sistemas cerebrais que são
responsáveis pelas funções da atenção, impulsividade e atividade física e
mental. Rohde e Benczik (1999, p.55) citam que os achados científicos tem
indicado a presença de disfunção em uma área do cérebro conhecida como região
orbital frontal. Essa região é situada na parte da frente do cérebro, logo
atrás da testa. É uma das regiões mais desenvolvidas em seres humanos e parece
será responsável pela inibição do comportamento, pela atenção sustentada, pelo
autocontrole e pelo planejamento para o futuro. Silva (2003, p.178) diz que nas
pessoas com TDAH, a região frontal recebe um menor aporte sanguíneo do que
deveria e, como consequência, há uma diminuição do metabolismo nesta região,
que ao receber menos glicose (oriunda do sangue), terá menos energia e
funcionará com seu desempenho reduzido.
TDAH E TRANSTORNOS ASSOCIADOS-COMORBIDADES
As crianças e adolescentes
com TDAH (transtorno de déficit de atenção/hiperatividade) apresentam com maior
frequência outros problemas de saúde mental, como problemas de comportamento,
ansiedade e depressão, que são chamados de comorbidades. Comorbidades é a ocorrência
em conjunto de dois ou mais problemas de saúde. O TDAH é acompanhado com uma
frequência alta de outros problemas de saúde mental.
Segundo Rohde e Benczik, Do
ponto de vista emocional, uma criança que apresenta TDAH e tem dificuldades de
relacionamento e de aprendizagem pode desenvolver sentimentos de ansiedade,
baixa autoestima e depressão como consequência (1999, p. 46).
Pesquisas mostram uma vasta prevalência de
comorbidade entre o TDAH e os transtornos disruptivos do comportamento como:
·
Transtorno de conduta e transtorno opositor
desafiante
·
Depressão
·
Transtornos de ansiedade
·
Transtornos da aprendizagem
Silva (2003, p. 137), é importante saber
diferenciar o transtornos uma pessoa apresentar os dois quadros.
·
TDAH com Transtorno Bipolar;
·
TDAH com TDO (Transtorno desafiador
opositivo);
·
TDAH com retardo mental.
Os indivíduos com este
transtorno podem não prestar muita atenção a detalhes ou podem cometer erros
por falta de cuidados nos trabalhos escolares ou outras tarefas.
O trabalho frequentemente é
confuso e realizado sem meticulosidade nem consideração adequada. Os indivíduos
têm dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas e
consideram difícil persistir em tarefas até seu término. Eles frequentemente
dão a impressão de estarem com a mente em outro local, ou de não escutarem o
que recém foi dito...
Os indivíduos diagnosticados
com este transtorno podem iniciar uma tarefa, passar para outra, depois voltar
a atenção para outra coisa antes de completarem qualquer uma de suas
incumbências. Eles frequentemente não atendem a solicitações ou instruções e
não conseguem completar o trabalho escolar, tarefas domésticas ou outros
deveres.
As tarefas que exigem um
esforço mental constante são vivenciadas como desagradáveis e acentuadamente
aversivas. Por conseguinte, esses indivíduos em geral evitam ou tem forte
antipatia por atividades que exigem dedicação ou esforço mental prolongado ou
que exigem organização ou concentração (por ex., trabalhos escolares ou
burocráticos.
Os hábitos de trabalho
frequentemente são desorganizados e os materiais necessários para a realização
da tarefa com frequência são espalhados, perdidos ou manuseados com descuido e
danificados. São facilmente distraídos por estímulos irrelevantes e
habitualmente interrompem tarefas em andamento para dar atenção a ruídos ou
eventos triviais que em geral são facilmente ignorados por outros (por ex., a
buzina de um automóvel, uma conversa ao fundo). A hiperatividade pode manifestar-se
por:
• inquietação ou remexer-se na cadeira.
• não permanecer sentado quando deveria.
• correr ou subir excessivamente em coisas
quando isto é inapropriado.
• por dificuldade em brincar ou ficar em
silêncio em atividades de lazer.
• frequentemente parecer estar “a todo o
vapor “ou “cheio de gás” ou por falar em excesso.
Em adolescentes e adultos,
os sintomas de hiperatividade assumem a forma de sensações de inquietação e
dificuldade para envolver-se em atividades tranquilas e sedentária.
A
IMPULSIVIDADE MANIFESTA-SE COMO:
• dificuldade para protelar respostas,
responder precipitadamente, antes de as perguntas terem sido completadas.
• dificuldade para aguardar sua vez e
interrupção frequente ou intrusão nos assuntos de outros, ao ponto de causar
dificuldades em contextos sociais, escolares ou profissionais.
• Outros podem queixar-se de dificuldade para
se expressar adequadamente.
Os sinais do transtorno podem ser mínimos ou estar ausentes
quando:
• O indivíduo se encontra sob um controle
rígido.
• Está em um contexto novo.
• Está envolvido em atividades especialmente
interessantes.
• Em uma situação a dois (por ex., no
consultório do médico ou psicólogo) ou enquanto recebe recompensas frequentes
por um comportamento apropriado.
Há uma série de hipóteses relacionadas com
este transtorno. São elas:
a) Defeitos orgânico-cerebrais.
b) Fatores Neuroquímicos
c) Fatores genéticos
d) Fatores alergênicos
PROGNÓSTICO
O T.D.A.H. é geralmente
diagnosticado quando a criança começa a frequentar a escola ainda que os
sintomas já estejam presentes antes disto.
Princípios
Psicoterapêuticos
·
Psicoterapia e Medicina Comportamental
·
Tratamento medicamentoso
Estratégias
Pedagógicas
• Alunos com TDAH podem e devem frequentar
uma sala regular.
• De acordo com seu grau de acometimento será
necessário um auxiliar pedagógico e um programa especial fora da sala de aula
.• É preciso desenvolver algumas atividades
que são prazerosas para eles e pelas quais eles têm interesse.
·
É necessário organizar e estruturar a sala de
aula, utilizando material didático adequado de acordo com a habilidade do aluno
e realizando avaliações frequentes.
·
Manter comunicação com os pais, pois
geralmente, eles sabem o que funciona melhor para o seu Filho.
·
Colocar limites claros e objetivos; tendo uma
atitude disciplinar equilibrada e proporcionar avaliação frequente, com
sugestões concretas.
·
Fornecer instruções claras, simples e dadas
uma de cada vez, com um mínimo de distrações. Se possível, que o aluno repita
as informações.
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