TRÍADE
DE ALTERAÇÕES D.T.A.H
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ALTERAÇÕES DA ATENÇÃO: Dificuldade em manter-se concentrado
por um período de tempo. Mesmo que se concentre sua mente fica vagueando a
mil em outras coisas, pensamentos absortos, no que ouve paralelamente,
sons diferentes etc. Por mais que se esforce não consegue manter-se por
muito tempo concentrado em determinado assunto.
IMPULSIVIDADE
- Ação de impelir;
- Força com que se impele;
- Estímulo;
- Abalo;
- Ímpeto,
- Impulsão.
Todas
essas definições ajudarão a entender a maneira como o T.D.A reage aos estímulos
do mundo externo. Pequenas coisas são suficientes para despertar grandes
emoções, e a força dessas emoções gera o combustível para suas ações. A mente de um T.D.A funciona com um receptor de
alta sensibilidade, reage automaticamente, sem avaliar as consequências e as
características das situações geradoras dos estímulos. Age primeiro e pensa
depois.
HIPERATIVIDADE FÍSICA E MENTAL (T.D.A.H)
HIPERATIVIDADE FÍSICA E MENTAL (T.D.A.H)
A
hiperatividade física de um T.D.A com hiperatividade é fácil de identificar. Eles
se mostram agitados, movem-se o tempo todo não importa o local, sala de aula,
em casa, mercados, igrejas... além de mexer em tudo e querer pegá-los, também são
campeões em derrubar objetos.
São
crianças que recebem designações pejorativas como: bichos-carpinteiros,
elétricos, desengonçadas, pestinhas, desajeitadas.
Toda essa energia toma todo
seu tempo, dificulta seus relacionamentos e aprendizagem. Mesmo parado seu
cérebro está extremamente agitado, fervilhando, sem controle.
O que deve ficar claro é que
o comportamento do T.D.A.H não é um comportamento de conduta moral e sim um
transtorno neurobiológico.
O cérebro funciona diferente de outras crianças sem T.D.A.H.
Observe o exemplo da imagem abaixo:
Os
T.D.A.Hs têm alterações na região frontal e suas conexões com o resto do
cérebro.
A região frontal é responsável
pela inibição ( freio ou controle ) no comportamento inadequado, pela
capacidade de prestar atenção,
planejamento, memória, organização e autocontrole.
Para os T.D.A.Hs isso se torna um
desafio, pois há alterações neurobiológicas nessa região cerebral.
Em
função do que foi dito a respeito da tríade de alterações no
funcionamento T.D.A e T.D.A.H fica claro que nas crianças, os sentimentos e as alterações
gerado pelo transtorno são mais intensos, no que nos adultos. Insegurança,
ansiedade, incapacidade, depressão, estresse, isolamento, insônia, angústias,
apatias, irritação, agressividade verbal e física, distúrbio alimentar, baixa
autoestima, frustrações. .
Cabe
ressaltar que a criança pode apresentar uma ou mais alterações ao mesmo tempo.
No
entanto, a maneira como a maioria dos T.D.As e T.D.A.Hs agem mostram que tem um
profundo amor a vida.
Passam
a maior parte de seu tempo buscando emoções, aventuras, projetos, é como se
quisessem viver mais intensamente todos os minutos da vida.
É
de suma importância que a família e o educador conheça o universo do T.D.A.H e
suas implicações. Reconheça seus próprios limites para lidar com o problema e
não tenha constrangimento para pedir ajuda quando necessário ou esclarecer
alguma dúvida.
T.D.A (Transtorno do
Déficit de atenção)
T.D.A.H (Transtorno do
Déficit de atenção e Hiperatividade)
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