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AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DA 

APRENDIZAGEM




          A aprendizagem é um processo dinâmico e multidimensional. Abrange fatos da vida e áreas de conhecimento sempre móveis e mutáveis em constante evolução e transformação.  A aprendizagem é tão difícil e multidimensional quanto a própria vida. Envolve dimensões de sentimentos, interesse, curiosidade, coragem, prontidão e condições físicas e neurológicas. É pois pela aprendizagem que a criança se afirmar como ser racional, forma a sua personalidade e se prepara para o papel que lhe cabe na sociedade.

PROCESSO DE APRENDIZAGEM


             Envolve compreensão, assimilação (memória), atribuição de significado e estabelecimento de relações entre o conteúdo a ser apreendido e os conteúdos a ele relacionados e já armazenados. Nessa visão cognitiva, a aprendizagem é um processamento resultante de processos cognitivos que envolvem sensação, percepção, atenção e memórias operacional e de longo prazo.
          A memória e atenção são processos anteriores aos de aprendizagem, o profissional de educação que se ocupe da aprendizagem deve conhecer e saber avaliar tais processos para realizar uma avaliação estruturada de seu aluno.
          Aprendizagem é uma atividade individual que se desenvolve dentro de um sistema único e contínuo, operando sobre todos os dados recebidos e tornando-os revestidos de significado. Este ato não é limitado à intenção ou ao esforço para reter itens ou habilidades deliberadamente repetidas de momento a momento, mas amplia-se na qualidade do aprendido, no grau de abstração e com o transcorrer da idade.
          Então, se aprendizagem é assim definida, o que é o não aprender, como e por que a criança falha na aprendizagem acadêmica, tendo aparentemente íntegros, todos os processos necessários de aquisição?
Muito são os problemas relacionados as dificuldades de aprendizagem. É preciso diferenciar problemas de aprendizagem de dificuldades de aprendizagem. Qualquer estudante pode atravessar, em algum momento da vida escolar, alguma dificuldade no aprender. Pode demorar um pouquinho mais para assimilar um conteúdo, para dar sentido ao que lhe é ensinado, por uma ou outra razão, sem, contudo, configurar um sintoma ou fracasso do professor.
          Um problema de aprendizagem pode ser considerado como tal quando descartadas causas socioeducativas. Ou seja, quando os sinais persistem, apesar das intervenções educacionais.

        DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

             
          Professores atentos, sensíveis, amorosos, estudiosos, éticos, que amam

  ensinar e aprender têm condições de perceber comportamentos e sinais 

 indicativos de problemas de aprendizagem.



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