AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DA
APRENDIZAGEM
A
aprendizagem é um processo dinâmico e multidimensional. Abrange fatos da vida e
áreas de conhecimento sempre móveis e mutáveis em constante evolução e
transformação. A aprendizagem é tão
difícil e multidimensional quanto a própria vida. Envolve dimensões de
sentimentos, interesse, curiosidade, coragem, prontidão e condições físicas e
neurológicas. É pois pela aprendizagem que a criança se afirmar como ser
racional, forma a sua personalidade e se prepara para o papel que lhe cabe na
sociedade.
PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Envolve
compreensão, assimilação (memória), atribuição de significado e estabelecimento
de relações entre o conteúdo a ser apreendido e os conteúdos a ele relacionados
e já armazenados. Nessa visão cognitiva, a aprendizagem é um processamento
resultante de processos cognitivos que envolvem sensação, percepção, atenção e
memórias operacional e de longo prazo.
A memória e atenção são processos
anteriores aos de aprendizagem, o profissional de educação que se ocupe da
aprendizagem deve conhecer e saber avaliar tais processos para realizar uma
avaliação estruturada de seu aluno.
Aprendizagem é uma atividade
individual que se desenvolve dentro de um sistema único e contínuo, operando
sobre todos os dados recebidos e tornando-os revestidos de significado. Este
ato não é limitado à intenção ou ao esforço para reter itens ou habilidades
deliberadamente repetidas de momento a momento, mas amplia-se na qualidade do
aprendido, no grau de abstração e com o transcorrer da idade.
Então, se aprendizagem é assim
definida, o que é o não aprender, como e por que a criança falha na
aprendizagem acadêmica, tendo aparentemente íntegros, todos os processos
necessários de aquisição?
Muito são os problemas relacionados
as dificuldades de aprendizagem. É preciso diferenciar problemas de
aprendizagem de dificuldades de aprendizagem. Qualquer estudante pode atravessar,
em algum momento da vida escolar, alguma dificuldade no aprender. Pode demorar
um pouquinho mais para assimilar um conteúdo, para dar sentido ao que lhe é
ensinado, por uma ou outra razão, sem, contudo, configurar um sintoma ou
fracasso do professor.
Um problema de aprendizagem pode ser
considerado como tal quando descartadas causas socioeducativas. Ou seja, quando
os sinais persistem, apesar das intervenções educacionais.
DIFICULDADES DE
APRENDIZAGEM
Professores atentos, sensíveis,
amorosos, estudiosos, éticos, que amam
ensinar e aprender têm condições de
perceber comportamentos e sinais
indicativos de problemas de aprendizagem.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário