APRENDIZAGEM E SER HUMANO
O ser humano desde quando nasce tem a
capacidade de reter informação de modo a suprir com suas necessidades. As
informações adquiridas são armazenadas dando origem a aprendizagem.
A aprendizagem é algo de muito estudo
e análise, tendo em vista que cada pessoa aprende de uma maneira particular. Autores como Piaget e Vygotsky dedicaram parte de sua vida para estudar o
comportamento infantil observando como a aprendizagem acontecia.
Identificando características próprias
da aprendizagem alguns fatores pode dificultar a aprendizagem como síndromes, dificuldades de aprendizagem, transtornos ou traumas.
Conhecendo esses fatores é possível diagnosticar as dificuldades do aluno
realizando intervenções que auxiliam na construção do conhecimento.
Para cada fator elencado, existem
profissionais capacitados para direcionar um tratamento, que busca por meio do entendimento encontrar
estratégia que suavizam os traços de dificuldade apresentados pelas crianças.
A escola é o espaço responsável pela
construção do conhecimento, sendo assim, é nele que as intervenções devem ser intensificado para auxiliar a criança na construção
do conhecimento e no seu desenvolvimento intelectual. A postura adotada pelo
profissional da educação frente os problemas apontados é essencial para
efetivação da aprendizagem.
Não se pode ignorar nenhum tipo de diferença
existente entre os seres humanos, todos têm o direito, garantindo por lei, em
ter acesso a educação e uma educação de qualidade, que seja capaz de tornar o
indivíduo pensante e ativo na sociedade.
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