A APRENDIZAGEM SEGUNDO VYGOTSKY
O ser humano, para evoluir adquire conhecimentos,
isso só é possível graças a sua capacidade de aprender e reter as informações.
Tal aspecto sempre foi alvo de estudo e análise. Muitas pessoas, como Piaget e Vygotsky,
dedicaram parte de sua vida para compreender como este processo se efetiva.
Emília Ferreiro (1986) conceitua a aprendizagem
como uma aquisição de conhecimentos referente ao ato ou efeito de aprender, de
reter na memória. Ao pontuar a memória sendo um fator da aprendizagem,
coloca-se em destaque o estudo do cérebro, pois é nele que todo o aprendizado
vai efetivar. Desta forma, constantemente novas pesquisas são elaboradas para
tentar entender como o cérebro desenvolve esse processo e como o indivíduo
assimila o que lhe foi ensinado.
Alguns aprendizados adquiridos pelo homem são
considerados inatos e muitas vezes são involuntários, como é o caso do chorar,
do piscar, do respirar, entre outros. No entanto, existem aprendizados que são
transmitidos, seja pelo contato com outras pessoas, com o ambiente ou até mesmo
com algum objeto.
A criança vai sendo apresentada ao mundo e como consequência
começa a explorar seus sentimentos, suas sensações, percepções, informações
interiorizando todos esses ensinamentos, podendo então, evoluir enquanto espécie
ganhando assim, aprendizagem. Neste processo o cérebro sofre transformações contínuas e isso ocorre de maneira rápida e constante.
Teresa Cristina Rego, 2002,
descreve a Teoria Vygotskyana da seguinte forma:
Em síntese, nessa abordagem, o sujeito produtor de conhecimento não é um mero receptáculo que absorve e contempla o real nem o portador de verdades oriundas de um plano ideal; pelo contrário, é um sujeito ativo que em sua relação com o mundo, com seu objeto de estudo, reconstrói (no seu pensamento) este mundo. (REGO, 2002 p. 98)É por meio das relações com o outro e com o ambiente que a criança aprende a ler o mundo e internalizá-lo, realizando suas interpretações.
Aprendizagem supõe uma construção que ocorre por meio de um processo mental que implica a aquisição de um conhecimento novo.
É sempre reconstrução interna e subjetiva processada e construída interativamente. Isso evidencia a importância do meio para o ato de aprender.
A aprendizagem define-se como um efeito que possibilita ao ser humano configurar dinâmicas de funcionamento, ou seja, colocar em prática seu conhecimento para poder viver socialmente.
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